O artigo tem como fundo, a publicidade que surgiu em Lodres nos autocarros, "God probably does not exist, but don't worry if you happen to meet him".

Esta publicidade estendeu-se à nossa vizinha Espanha, em Barcelona, “PROBABLEMENTE DIOS NO EXISTE. DEJA DE PREOCUPARTE Y DISFRUTA LA VIDA”.

Há uma personagem do escritor alemão Heinrich Böll, prémio Nobel da Literatura em 1972, falecido em 1985, que desabafa: "Aborrecem-me os ateus porque estão sempre a falar de Deus".
Ao contrário dos cépticos e dos agnósticos, muitos ateus são tanto ou mais dogmáticos do que os crentes. Não acreditam e não querem que outros acreditem. São irrequietos e nervosos, como agora os promotores da publicidade. É uma campanha epicurista que envergonharia o materialismo de Sartre ou de Niietzsche.
Em Barcelona, o arcebispo Martínez Sistach, responde: "a fé na existência de Deus não é motivo de preocupação nem obstáculo para gozar honestamente a vida", mas um "fundamento sólido para viver em paz, em solidariedade e com um sentido de transcendência".
Na mesma cidade catalã, vão circular autocarros com uma resposta inspirada em Mahatma Gandhi: "Quando todos te abandonam, Deus está contigo".
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