terça-feira, 23 de março de 2010

Ser Igreja hoje, no silêncio do coração...

"Somente o amor é digno de combater a morte. Enquanto vivermos, o que conta é amar os outros, aceitar ser amados e renovar o nosso amor"
Enzo Bianchi, prior do mosteiro de Bose (Itália)


Alguns traços de uma sua entrevista...
"No ecumenismo existe um sopro irreversível, apesar de existir também quem no interior das Igrejas trabalhe contra a unidade, como uma ideologia de clã talvez de tipo tribal, [...] Identidades construídas sem os outros e contra os outros."

"A caridade deve ser sempre inteligente. Sabemos que os pobres vão para onde há pão, e não é o pão que vai para onde estão os pobres."

"A vida interior existe em cada pessoa. Pode ser absolutamente cultivada por todos, crentes e não crentes, fiéis e infiéis."

No mundo actual, "existe tal quantidade de sons, estrondos e mensagens que tornam quase impossível o silêncio. Este causa-nos angústia. Mas, é o lugar onde nasce a palavra verdadeira [...] É uma exigência antropológica antes que cristã [...] É uma mensagem: do silêncio destilamos a autenticidade das palavras. O silêncio traz-nos uma grande paz, diminui a nossa agressividade e muda o nosso olhar sobre os outros".

"Encontrar tempo para estar sós e pensar: tudo o que se faz com os outros, adquire uma qualidade e força diversa, depois."

"O grande drama dos homens é não encontrarem meia hora de silêncio por dia" (Pascal)

"Um verdadeiro crente diz sobretudo, "fala, Senhor, que o teu servo escuta", e não diz, "escuta, Senhor, que teu servo fala". [...] Há um ponto interior, aquele que a Bíblia chama simbolicamente de coração, o profunda da nossa profundeza, no qual devemos acolher a voz de Deus. Então posso iniciar um verdadeiro diálogo."

"A minha vida decide-se agora. Qualquer fragmento do meu tempo é fundamental para minha vida, que está uma só vez no tempo. E o tempo tem um fim, a morte vencida para sempre pela vida e pelo amor."

"o perdão é o amor até ao inimigo [...] Deus misericordioso não nos pedirá contas com severidade daquilo em que tenhamos podido falhar para com Ele. Mas, daquilo que tenhamos falhado em relação aos irmãos, ser-nos-ão pedidas contas de maneira muito precisa. O dia do juízo faz parte do credo cristão e é um fundamento de fé."

Findo repetindo nestes momentos únicos da minha vida, lendo estas linhas,"fala, Senhor, que o teu servo escuta!"

Sem comentários: